segunda-feira, 20 de abril de 2015

Como aumentei minha produtividade em trabalhos de pesquisa

A tecnologia muda tudo! Organiza, automatiza, ajuda a compartilhar. Na Academia, também! Mas sabe aquela hora em que você terminou o texto de seu trabalho acadêmico mas suas referências estão uma bagunça? Você fica catando os papers, pegando um por um em papel ou caçando os PDFs dentro do computador, muitas vezes trabalhos que você já citou antes... ai, que trabalho estúpido!

E você ainda tem que colocar tudo no estilo ABNT ou num outro estilo exigido pela publicação para onde você vai enviar? Muiito trabalho!!! Foi para isso que você estudou tanto? Não seria ótimo ter um aplicativo que fizesse isso para você? Isso existe!

Eu uso o aplicativo Zotero , que organiza a minha bibliografia, não no final do paper, mas enquanto estou lendo os trabalhos. Os PDFs que leio ficam arquivados no aplicativo. Os dados ficam todos prontos. O documento em word recebe as citações e, de forma automática, com um simples comando, o aplicativo cria a lista de referências! E no estilo que eu quiser! 



É muiiito bom! Tão bom que eu queria que todos os consultores que trabalham comigo soubessem usar! E que meus clientes também soubessem usar! Seria o paraíso!

Depois que você conhece o Zotero e aplicativos similares, você sente a mesma diferença que você sentiu (se for da minha geração) quando deixou a máquina de escrever e passou a escrever no computador. É, sim, fantástico! Mas ninguém inventou isso ontem. Há programas de citação bibliográfica que existem há 20 anos! Há outras opções, como o Mendley. Então, se você não sabe usar programas assim, atualize-se!

Quem quiser, visite o site do Zotero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Minhas redes sociais